Arc Search e Perplexity.AI, mais um assalto à web?

Postei lá no Órbita: # Arc Search – e uma das threads de lançamento de produto mais legais que já vi, com um breve recap do que Josh Miller, presidente da Arc Browser Company, disse ao introduzir o Arc Search como um novo buscador para o iPhone.

Ghedin respondeu se tratar de um assalto à web:

Bem curioso, parece algo diferente mesmo, mas:

Ele “navega para você” lendo várias páginas da web sobre um tópico de pesquisa e compilando-as em uma única “guia perfeita” com informações relevantes, como vídeos do YouTube e citações.

Mais um assalto à web, por uma startup que não pede licença para usar sites alheios de insumo para o seu produto “inovador”. Difícil.

Perguntei, essa é a sua opinião para o Perplexity.ai também?

Sim. Não sabia muito do funcionamento do Perplexity.ai. É similar ao desse app do Arc, né? Todas essas IAs partem da mesma premissa, na real. Entendo a frustração com a web, o excesso de sites caça-cliques e tudo mais, mas não acho que eliminar os sites da rotina das pessoas seja a solução. (Pelo contrário, acho um perigo no sentido de aumentar ainda mais a concentração de poder e influência de umas poucas empresas.)

Na sequência, divulgou uma forma de bloquear o robô, o qual foi endossado por outro usuário.

(Aliás, isso me levou a procurar uma maneira de bloquear o robô/crawler do Perplexity.ai. E tem como! Aqui explica.)


Questionamentos que me ocorreram

Não entendi toda essa hesitação em cima de uma tecnologia que lê várias páginas da web e compila em uma única. A premissa não me parece diferente de outros mecanismos de busca. A apresentação do formato é que destoa, e otimiza o tempo.

O que eles sabem que eu não sei? Que ingenuidade seria essa minha de não considerar nem Arc Search, nem Perplexity, como “assaltos a web”?

Por que um produtor de conteúdo crítico, e com textos que destoam do que o mercado publica, preferiria bloquear esses robôs, mas não o Google?

Por que ele acha que isso eliminaria os sites da rotina das pessoas?

Como isso aumentaria ainda mais a concentração de poder e influência de umas poucas empresas?


Perguntei a eles, qual mecanismo de busca utilizam?

Duck Duck Go foi a resposta de ambos. Óbvio, não precisava nem ter perguntado. Mesmo mecanismo de busca que eu utilizava até começar a substituir algumas buscas pelo Perplexity.

Troquei pois, embora seja lindo o foco na privacidade do usuário, sem anúncios e transparente, a experiência como usuário querendo reduzir passos para chegar ao resultado da busca nunca me agradou.

Eu pensava que a redução nas bolhas de filtros que o Duck Duck Go busca minimizar em seus resultados me trariam novas e melhores perspectivas sobre os temas que eu buscasse. Mas isso só me fazia replicar as mesmas buscas em outros lugares, principalmente em alguma inteligência artificial.

Aliás, no Arc Search dá para colocar o Duck Duck Go como mecanismo de busca padrão.


A premissa não é a mesma de outros mecanismos de busca?

O papel de um mecanismo de busca é ajudar os usuários a encontrarem o que estão procurando na internet rapidamente e eficientemente. Para isso, possuem uma página com os resultados das pesquisas incluindo títulos, descrições e URLs que buscam convencer ter o conteúdo mais relevante - aqui entra toda a parte de frustração e sites caça cliques etc.

Tanto Arc Search quanto Perplexity partem da mesma ideia de encontrar o que estão procurando na internet rapidamente e eficientemente. Porém, a página de resultados é diferente.

Perplexity é um mecanismo de busca conversacional baseado em inteligência artificial. (Mesmo caminho que o Google está tomando?)

A página de resultados é como uma conversa. No lugar de títulos e descrições (que talvez nem tenha a resposta que você procura), existe uma resposta resumida e facilmente verificável com fontes. Como se os links da página do Duck Duck Go estivessem intercalados entre as frases que os utilizaram de fonte.

Já o Arc Search apresenta os resultados em uma página personalizada construída para apresentar as informações mais relevantes da pesquisa feita. Os links e fontes também estão lá.

Enquanto o Duck Duck Go apresenta uma lista com títulos e descrições que precisam te convencer a clicar. Perplexity apresenta uma conversa colocando os links entre as frases que foram utilizadas. E o Arc Search apresenta uma página personalizada com os links intercalados entre blocos de informações.

Sites não foram eliminados da minha rotina

Exceto aqueles que me faziam perder tempo, que não tinham o que eu procurava - além de publicidade abusiva e desenhados exclusivamente para robôs. Eu agradeço por não ter que acessá-los.

E nem sempre, para falar a verdade, mesmo com Perplexity e Arc Search, continuo abrindo links que eu preferia nem ter visitado se soubesse que não aprofundaria tanto assim minha pesquisa.

Não entendo. Por que alguém eliminaria os sites de suas rotinas? Se você está se aprofundando num tema, a conversa pelo Perplexity é apenas um passo inicial. As páginas do Arc Search apresentam respostas superficiais. Continua existindo a necessidade de entrar nos links se você quer se aprofundar numa pesquisa, e eles estão lá.

Quanto a perguntas superficiais. Dúvidas rápidas. Eu NÃO quero acessar site algum. E isso reduz o tempo comparado com uma pesquisa no Duck Duck Go que me faria entrar num site que eu não queria entrar para encontrar uma resposta besta para uma pergunta idiota.

Concentração de poder e influência de umas poucas empresas

Por essa perspectiva. A primeira empresa que me vem a cabeça com concentração de poder seria a Open AI. Mas tenho minhas dúvidas se deixar de usar um produto assim vai afetar de alguma maneira essa influência, fora a perspectiva de poder ficar para “trás” em relação as habilidades necessárias para sobreviver num novo mundo regido por AI.

Como que eles utilizam inteligência artificial?

Preciso me aprofundar nesse tema.

Quanto ao uso de conteúdo da web sem compensar quem os criou, ameaçando modelos de negócios dos sites.

Bem, por um lado, não acredito nisso, pois (ainda) não acredito que essas ferramentas impeçam o acesso ao conteúdo de sites. Ao menos, no meu caso, não faz sentido deixar de visitar os sites ainda que usando essas ferramentas.

Por outro, adoraria ver o parquinho pegar fogo. Que ameace os modelos de negócios dos sites, eles estão atrelados a estrutura que o Google criou. A internet tá uma merda.

Outras Anotações

A parte que me incomoda no Arc:

A forma disruptiva com a qual a empresa avança me entusiasma ao ver a criatividade sendo utilizada em setores engessados, CONTUDO, eles não estão nem um pouco preocupados com as questões do que vem depois, de como isso afeta a indústria e a relação das pessoas com inteligência artificial e conteúdo. Estão fazendo barulho, fazendo uma bagunça, e não se importam se alguém precisará arrumar depois.


Conclusão

Por enquanto, continuarei usando o Arc Search, o Perplexity.AI, e outros mecanismos de buscas - tudo junto e misturado. Nenhum deles responde de primeira mesmo. E nem consigo ver um futuro em que utilizaria somente uma ferramenta para encontrar respostas.